Tribunal de Justiça
Tribunal de Justiça
AtermaJus
O AtermaJus é um sistema desenvolvido para simplificar o acesso à justiça, permitindo que qualquer cidadão dê entrada em um processo de forma totalmente remota, por meio de um formulário descomplicado e de fácil preenchimento — tudo isso sem burocracia e sem a necessidade de advogado. Entre os destaques do sistema, está o envio automático de feedback ao usuário por e-mail, informando o status da solicitação, o número do processo criado e o link para consulta. Para os servidores do Tribunal de Justiça, o AtermaJus também oferece benefícios operacionais: os pedidos recebidos podem ser encaminhados automaticamente ao PJe (Processo Judicial Eletrônico), além de permitir o preenchimento complementar de informações, quando necessário.
O AtermaJus é uma plataforma online que permite que qualquer pessoa, sem advogado, proponha ações nos Juizados Especiais Cíveis e da Fazenda Pública, pela internet, de forma simples, gratuita e acessível, cujo funcionamento é dividido em 2 (dois) módulos, para o Cidadão (Público Externo), e para o Servidor (Acesso Interno).
Por meio do endereço eletrônico: https://atermajus.tjro.jus.br/, o público realizará o acesso ao sistema de Atermação Virtual - AtermaJus, seguindo os passos mostrados no vídeo tutorial abaixo:
O AtermaJus está sendo amplamente divulgado à população através dos perfis de redes sociais e site do TJRO, conforme matérias abaixo:
"AtermaJus": TJRO lança plataforma que amplia acesso da população à Justiça
AtermaJus facilita acesso à Justiça e recebe mais de 2 mil demandas em seis meses
Além disso, reafirmando o compromisso do TJRO com a inclusão digital, inovação institucional e efetividade da prestação jurisdicional, o AtermaJus concorre ao Prêmio Innovare 2025 na categoria Tribunal.
O Innovare é conhecido como o Oscar da Justiça brasileira e busca reconhecer práticas inovadoras no país, estabelecendo padrões exemplares para implementação de projetos em diferentes regiões.
"AtermaJus", desenvolvido pelo TJRO, concorre ao Prêmio Innovare 2025
AssessorIA
O AssessorIA é, acima de tudo, um chat interativo com modelos de linguagem (LLM). Ele foi desenvolvido para ser um assistente de inteligência artificial que acompanha o dia a dia de trabalho, oferecendo conversas inteligentes, suporte a anexos, agentes especializados e até mesmo a geração de imagens. A proposta central é disponibilizar uma experiência de interação simples e prática, onde o usuário pode dialogar diretamente com a IA para obter respostas, orientações e conteúdos sob medida.
Além do chat, o sistema conta com especialistas, que são perfis temáticos configurados para direcionar as respostas da IA a áreas específicas, garantindo maior precisão e assertividade.
O AssessorIA também se integra aos sistemas já utilizados no ambiente de trabalho, como o PJe e o Módulo Gabinete, tornando-se uma extensão útil no fluxo diário. Ele oferece ainda funcionalidades de geração e revisão de textos, criação de imagens, além das ferramentas de agentes, que automatizam tarefas e fornecem informações específicas sem necessidade de sair da conversa.
Outro recurso importante é a busca de jurisprudências do TJRO, que pode ser feita tanto pelo módulo Juris quanto diretamente dentro do chat, agilizando a consulta de informações jurídicas.
O sistema pode ser acessado pelo link https://assessoria.tjro.jus.br/, onde também está disponível um manual com orientações detalhadas sobre seu uso
GaIA
O GaIA - Gabinete Assistido por Inteligência Artificial é uma ferramenta desenvolvida pelo Tribunal para auxiliar na escrita dos documentos das minutas do segundo grau, sendo o Relatório, Voto e Ementa.
O objetivo do sistema é utilizar a inteligência artificial, baseada na IA generativa, para aumentar a velocidade da escrita das minutas dos processos de massa, baseado nas jurisprudências e forma de escrita dos magistrados. É importante ressaltar que a plataforma é uma rede de apoio, e que os documentos são sempre revisados.
O único requisito para acessar o sistema, é possuir alguma lotação em um gabinete dentro do sistema PJe (Processo Judicial Eletrônico) e pertencer ao Tribunal de Justiça de Rondônia.
O acesso pode ser feito através do link: https://gaia.tjro.jus.br/
Dentro do sistema é possível encontrar um link para o manual do mesmo.
Mídias
O sistema Mídias Processuais foi desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STIC) do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO) para atender à crescente demanda por armazenamento de mídias digitais de grande porte vinculadas a processos judiciais. Antes, essas mídias eram enviadas aos gabinetes e nem sempre contavam com espaço físico adequado para acondicionamento, o que podia acarretar deterioração dos dados e comprometimento da integridade e da cadeia de custódia dos processos.
Com capacidade para até 5 TB por arquivo, o sistema possibilita o upload e o download de mídias digitais diretamente em ambiente seguro na nuvem, eliminando a necessidade de manter mídias físicas nos gabinetes e garantindo maior segurança, preservação e agilidade no manuseio das informações.
Transcrição
O sistema Transcrição é uma ferramenta completa que permite aos usuários enviar vídeos e obter automaticamente a transcrição de todo o conteúdo falado, separando as falas por tempo e por falante.
Também oferece um vínculo dinâmico entre vídeo e texto, possibilitando que o usuário encontre rapidamente um trecho específico no vídeo a partir da transcrição ou localize a transcrição correspondente a um momento selecionado no vídeo.
O sistema também facilita a análise de registros audiovisuais, permitindo que magistrados e servidores encontrem de forma rápida trechos específicos sem a necessidade de revisar todo o conteúdo manualmente, otimizando a elaboração de pareceres e decisões.
Balcão Virtual
O Balcão Virtual é uma plataforma de atendimento imediato ao cidadão, feito de forma online por videoconferência, pelas unidades judiciárias de 1º e 2º graus.
Conheça as novas funcionalidades para o atendente e para o usuário:
Para o usuário:
Ao selecionar a unidade onde deseja ser atendido,
o usuário informará se precisa ou não de atendimento prioritário e o número do processo (caso tenha um).
Enquanto aguarda, ele poderá visualizar a posição na fila, a quantidade de pessoas aguardando (com atendimento preferencial ou não) e o tempo médio de espera.
Ao chegar a vez, um servidor cria o link para atendimento e é disponibilizado um botão “Entrar no atendimento".
O usuário terá 60 segundos para entrar no link e durante esse tempo recebe um aviso sonoro de lembrete. O link de acesso é único para cada atendimento. Ao final, o cidadão poderá avaliar a experiência.
Para os atendentes
As filas permitem ver a ordem de atendimento, quais são prioritários e quais já estão em atendimento. O servidor pode atuar em mais de uma fila. Além de várias filas, é possível trabalhar com até 3 níveis de atendimento.
Dessa forma, o servidor pode deslocar o atendimento para outra fila ou para um nível superior, dependendo da complexidade ou das competências necessárias para o atendimento.
Nos casos em que o usuário entre em uma fila diferente da que gostaria, ou na competência errada, o atendente pode direcioná-lo para a fila correta sem que o usuário precise realizar qualquer ação.
A produtividade dos servidores poderá ser acompanhada pelo painel do Qlik.
Sobre o Tribunal de Justiça
A História da justiça em Rondônia tem seus primeiros registros a partir da instalação da Comarca de Santo Antonio do Rio Madeira (1912), no Estado do Mato Grosso e da Comarca de Porto Velho (1914), ainda no Estado do Amazonas. Mais tarde, documentação e atividades de Santo Antonio do Rio Madeira são transferidos para Guajará-Mirim que se estrutura a partir do ano de 1929.